32 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

OLIVEIRA, Rosmari Pereira de    VIVIANI, Luciana Maria. Entre a fralda e a lousa: A questão das identidades docentes em berçários. []. , 32, 1, pp.73-90. ISSN 0871-9187.

^lpt^aNeste artigo apresentamos uma pesquisa sobre identidades docentes em berçários desenvolvida em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo (Brasil). Mediante enfoque qualitativo e multidisciplinar, o estudo buscou tecer relações entre identidade, cultura, gênero e poder, aproximando a área dos estudos culturais ao campo da educação infantil. Inspirado em abordagens biográficas, o estudo empírico foi realizado através de entrevistas com sete professoras e um professor de educação infantil, que atuavam com crianças de 0 a 2 anos de idade. As análises indicaram que, embora a prática nos berçários envolvesse múltiplos saberes e culturas, produzia-se nos discursos dos professores um binarismo sobre a necessidade de cuidar e educar em que cuidar associava-se às práticas do passado e educar aproximava-se ao seu novo papel profissional, representando estratégias identitárias para valorizar a docência com bebês.^len^aIn this article we present a research on teaching identities in nurseries that was developed at an Early Childhood Education Center in São Paulo (Brazil). Using a qualitative and multidisciplinary approach, the study sought to establish relationships between identity, culture, gender and power, bringing the ??cultural studies area closer to the field of early childhood education. Inspired by biographical approaches, the empirical study was undertaken through interviews with seven female and one male kindergarten teachers who worked with children aged 0 to 2 years. The analyses indicated that, although the nursery practice involved multiple knowledges and cultures, a binarism regarding the need for caring andeducating was produced in the teachers' discourses. Caring was associated with practices of the past, and educating was something closer to their new professional role, representing identity strategies for valuing teaching babies.^les^aEn este artículo presentamos una investigación sobre identidades docentes en un Centro de Educación Infantil en la ciudad de São Paulo (Brasil). Mediante enfoque cualitativo y multidisciplinar, el estudio buscó establecer relaciones entre identidad, cultura, género y poder, aproximando el área de los estudios culturales al campo de la educación infantil. Inspirado en abordajes biográficas, la investigación empírica fue realizada por medio de entrevistas a siete profesoras y un profesor de educación infantil, que trabajaban con niños de 0 a 2 años de edad. Los análisis muestran que, a pesar de que la práctica en las escuelas de educación infantil apela a múltiples saberes y culturas, en los discursos de los profesores aparecía una dicotomía entre la necesidad de cuidar y de educar en que cuidar se asociaba a las prácticas del pasado y educar se aproximaba a su nuevo papel profesional, representando estrategias identitarias para valorizar la docencia con bebés.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License