33 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

PRIGOL, Edna Liz    APARECIDA BEHRENS, Marilda. Educação Transformadora: As interconexões das teorias de Freire e Morin. []. , 33, 2, pp.5-25.   31--2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18566.

^a

O movimento da educação na busca de superação da prática pedagógica conservadora leva a questionar os processos de fragmentação do conhecimento gerados pela visão cartesiana. Para tanto, buscou-se investigar uma concepção na educação que acolha a reforma desse pensamento para atingir uma educação complexa e transformadora. Optou-se por dialogar com Paulo Freire e Edgar Morin, elegendo em algumas de suas obras os pontos convergentes e complementares, com a finalidade de tecer construtos que possam subsidiar epistemologicamente uma nova prática pedagógica complexa e transformadora. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de natureza quantiqualitativa, crítica e reflexiva, para revisitar algumas obras dos autores eleitos para o estudo. Para a análise dos dados, aplicaram-se os procedimentos de Bardin (2011). Os resultados indicam que as teorias têm pontos que se aproximam e acolhem fundamentos epistemológicos que possibilitam subsidiar o docente na superação da prática pedagógica conservadora, para uma proposição que leve à emancipação e protagonismo do aluno e do professor. Das convergências e complementaridades entre as duas teorias, ressalta-se a importância de pontos como a visão ética, a reforma de pensamento, a contextualização, o diálogo e a religação de saberes.

^lpt^a

The education movement in search of overcoming the conservative pedagogical practice leads to question the knowledge fragmentation processes generated by the Cartesian view. To this end, we sought to investigate a concept in education that welcomes the reform of this thought to achieve a complex and transformative education. It was decided to dialogue with Paulo Freire and Edgar Morin, choosing in some of his works the convergent and complementary points, with the purpose of weaving constructs that can epistemologically subsidize a new complex and transforming pedagogical practice. Quantitative-qualitative, critical and reflective bibliographic research was used to revisit some of the works of the authors chosen for the study. For data analysis, the procedures of Bardin (2011) were applied. The results indicate that the theories have points that approach and embrace epistemological foundations that make it possible to subsidize the teacher in overcoming conservative pedagogical practice, for a proposition that leads to the emancipation and protagonism of the student and the teacher. From the convergences and complementarities between the two theories, the importance of points such as the ethical view, the reform of thought, contextualization, dialogue and the reconnection of knowledge is emphasized.

^len^a

El movimiento educativo en busca de superación de la práctica pedagógica conservadora lleva a cuestionar los procesos de fragmentación del conocimiento generados por la mirada cartesiana. Para ello, buscamos investigar un concepto en educación que acoja la reforma de este pensamiento para lograr una educación compleja y transformadora. Se decidió dialogar con Paulo Freire y Edgar Morin, eligiendo en algunas de sus obras los puntos convergentes y complementarios, con el propósito de tejer constructos que puedan subsidiar epistemológicamente una nueva práctica pedagógica compleja y transformadora. Se utilizó una investigación bibliográfica cuantitativa-cualitativa, crítica y reflexiva para revisar algunos de los trabajos de los autores seleccionados para el estudio. Para el análisis de los datos se aplicaron los procedimientos de Bardin (2011). Los resultados indican que las teorías tienen puntos que abordan y abrazan fundamentos epistemológicos que permiten subsidiar al docente en la superación de la práctica pedagógica conservadora, por una propuesta que conduce a la emancipación y protagonismo del alumno y del docente. A partir de las convergencias y complementariedades entre las dos teorías, se enfatiza la importancia de puntos como la mirada ética, la reforma del pensamiento, la contextualización, el diálogo y la reconexión de saberes.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )