33 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

BOILLOS PEREIRA, Mari Mar    BEREZIARTUA ETXEBERRIA, Garbiñe. PROPOSTA DIDÁTICA PARA UMA PRIMEIRA ABORDAGEM À ESCRITA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO EM LÍNGUA BASCA. []. , 33, 2, pp.26-47.   31--2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19418.

Produzir textos académicos escritos é uma das primeiras tarefas que os estudantes enfrentam quando entram na universidade. O início dos estudos no Ensino Superior traz consigo a necessidade de aprender as formas de interação oral e escrita dessa nova comunidade discursiva e, consequentemente, de iniciar um processo de alfabetização académica. A escrita também será a ferramenta com a qual os alunos mostrarão o conhecimento aprendido e o meio pelo qual serão avaliados. Este trabalho apresenta uma ferramenta didática que visa apoiar os alunos na apropriação, com a ajuda do profesor ou autonomamente, dos fundamentos da escrita académica em basco, independentemente do curso superior que frequentam. Trata-se de uma proposta de material didático que procura aprimorar a formação no Ensino Superior e responder às demandas educacionais por meio de uma abordagem baseada em géneros discursivos. Neste caso, o género selecionado é o artigo científico. A aplicação desta proposta ajuda a identificar as características desses textos académicos e a familiarizar-se com as demandas comunicativas desse tipo de produção. Paralelamente, promove a aprendizagem autónoma e o desenvolvimento de habilidades discursivas úteis para funcionar na comunidade universitária.

: Alfabetização académica; Géneros discursivos; Ferramenta didática; Ensino Superior.

        · |     ·     · ( pdf )