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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

DE OLIVEIRA DA SILVA, Poliana    PEREIRA SOUTO, Daise Lago. Manifestações discursivas de contradições internas na produção de cartoons matemáticos digitais. []. , 33, 2, pp.136-158.   31--2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19379.

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Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado na qual discutimos manifestações discursivas de contradições internas que emergiram durante o trabalho de futuros professores com a produção de cartoons matemáticos usando tecnologias digitais. Fundamentamos a pesquisa em conceitos da Teoria da Atividade que favorecem a análise de tais manifestações. Os dados foram produzidos com licenciandos em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, na região centro-oeste do Brasil, no contexto do curso “LIC-TOON: Produção de cartoons digitais na formação inicial de Matemática”. A metodologia adotada foi o experimento de ensino, que consistiu em uma série de 10 encontros de experimentação com tecnologias digitais. Os procedimentos e os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram questionários, entrevistas e observação participante. Durante este último procedimento, foram utilizados diário de bordo e registros em áudio e vídeo. A análise dos dados seguiu o paradigma qualitativo, com base nos tipos de manifestações discursivas de contradições propostas por Engeström e Sannino (2011). Os resultados indicaram que os principais tipos de manifestações discursivas de contradições internas foram dilema e duplo vínculo. Tais manifestações surgiram quando os alunos escolheram o conteúdo matemático para desenvolver o cartoon e também quando passaram a estudá-lo.

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This article presents a clipping from a master's research, in which we aim to discuss the discursive manifestations of internal contradictions that emerged during the work of future teachers with digital technologies for the production of mathematical cartoons. We base on concepts from Activity Theory that favor the analysis of such manifestations. The data were produced with undergraduate students in Mathematics at the State University of Mato Grosso - Brazil, in the context of the course called “LIC-TOON: Production of digital cartoons in the initial formation of Mathematics”. The research methodology adopted was the teaching experiment, which consisted of a series of 10 experimentation meetings with digital technologies. The procedures and instruments used for data production were: questionnaires, interviews and participant observation. During the last procedure, a logbook and audio and video records were used. Data analysis followed the qualitative paradigm based on the types of discursive manifestations of contradictions proposed by Engeström and Sannino (2011). The results indicated that the main types of discursive manifestations of internal contradictions were dilemma and double bond, they arose when the students chose the mathematical content to develop the cartoon and also when they began to study it.

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Este artículo presenta un extracto de una investigación de Maestría en la que discutimos manifestaciones discursivas de contradicciones internas que surgieron durante el trabajo de futuros maestros con la producción de dibujos animados matemáticos utilizando tecnologías digitales. Basamos nuestra investigación en conceptos de la Teoría de la Actividad que favorecen el análisis de tales manifestaciones. Los datos fueron producidos con graduados en Matemáticas de la Universidad Estatal de Mato Grosso, en la región centro-occidental de Brasil, en el contexto del curso “LIC-TOON: Producción de dibujos animados digitales en la formación inicial de Matemáticas”. La metodología adoptada fue el experimento de enseñanza, que consistió en una serie de 10 reuniones de experimentación con tecnologías digitales. Los procedimientos e instrumentos utilizados para producir los datos fueron cuestionarios, entrevistas y observación participante. Durante este último procedimiento, se utilizó un libro de registro y registros de audio y video. El análisis de datos siguió el paradigma cualitativo, basado en los tipos de manifestaciones discursivas de contradicciones propuestas por Engeström y Sannino (2011). Los resultados indicaron que los principales tipos de manifestaciones discursivas de contradicciones internas eran el dilema y el doble enlace. Tales manifestaciones surgieron cuando los estudiantes eligieron el contenido matemático para desarrollar el dibujo animado y también cuando comenzaron a estudiarlo.

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