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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

GARCIA, Antonio Víctor Martín; PEREZ, Bárbara Mariana Gutiérrez    MARTIN-LUCAS, Judith. Fases de implementação do Blended Learning em universidades espanholas. Estudo baseado em análise de segmentação. []. , 34, 1, pp.28-49.   20--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17754.

O principal objetivo deste estudo é conhecer e descrever as fases de adoção da modalidade de formação denominada Blended Learning (B-learning). Um questionário foi aplicado a 980 professores de universidades públicas em todo o estado espanhol. A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de clustering para o agrupamento dos sujeitos (análise de segmentação utilizando o algoritmo CHAID). Os resultados fornecem chaves para entender por que os professores universitários adotam ou não esta modalidade de ensino, identificando perfis ou traços que caracterizam cada um dos subgrupos agrupados em cada uma das etapas de adoção(tomadas como variáveis critério), em função de uma série de características pessoais e profissionais(Sexo, idade; Categoria profissional, Área de conhecimento, experiência docente, Atitude em relação à B-learning, Nível de Auto-eficácia), e variáveis contextuais relacionadas com a formação recebida sobre Blended Learning na universidade. Todas elas variáveis preditoras. Indiretamente, este conhecimento sobre as fases de adoção pode fornecer informação sobre o estado de difusão institucional da metodologia B-learning em toda a universidade espanhola.

: Blended Learning; educação superior; fases de adoção; inovação docente.

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