34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

DELGADO, João Paulo; CARVALHO, João M. S.; ROMAO, Paula    MARTINS, Pedro. Que fatores contribuem para o sucesso da gestão escolar? A perspetiva dos diretores. []. , 34, 1, pp.73-94.   20--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18920.

Este estudo pretende fazer um balanço, na perspetiva dos diretores, da sua atuação à luz do presente modelo de administração escolar, na tentativa de apontar fatores de sucesso na gestão, bem como potenciais mudanças ao atual modelo, por eles propostas. Os dados foram recolhidos, em 2018, através de entrevistas exploratórias numa amostra estratificada, composta por 30 diretores em funções, no distrito do Porto, com uma experiência de gestão de, pelo menos, 4 anos. Os principais parâmetros que os diretores mais associam a uma melhor gestão são a formação especializada, as assessorias, a relação com a comunidade e o trabalho colegial. No que diz respeito às mudanças, as sugestões principais são o reforço da autonomia, a alteração da composição e das competências do Conselho Geral, a estabilidade legislativa e o apoio jurídico e contabilístico.

: Gestão escolar; diretor; fatores de sucesso; mudanças.

        · |     · |     · ( pdf )