34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

HU, Jing. Formação de Professores de Língua Portuguesa na China: Contributos para uma reflexão. []. , 34, 1, pp.128-150.   20--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18307.

^a

Na China, desde 2005, verifica-se uma grande demanda pela aprendizagem do Português e, neste contexto, a formação de professores assume-se como um fator determinante. Contudo, a formação docente na China não tem estado isenta de questionamentos e de críticas, a que não é alheio um discurso que apela à necessidade de reforma do ensino e das respetivas práticas pedagógicas. No entanto e tendo em consideração o caso específico da China, esta questão tem de ser compreendida no contexto estrutural e conjuntural da sociedade chinesa para se evitar o risco de isolar o processo da própria sociedade. O presente artigo centra-se no estudo da formação de professores de língua portuguesa (LP) na China, tendo como objetivo contribuir para a elaboração de propostas de ação que promovam uma prática pedagógica mais consciente e adequada à contemporaneidade.

^lpt^a

In China, since 2005, there is a great demand for Portuguese education. In this context, the training of teachers of Portuguese stands out as a determining factor. However, teacher training in China has not been without question and criticism, which is related to a discourse that calls for the need to reform teaching and its pedagogical practices. Considering of the specific case of China, this question must be understood in a structural and conjunctural context of Chinese society to avoid the risk of isolating the process from society itself. This article focuses on the study of training of teachers of Portuguese in China, with the objective of contributing to the elaboration of proposals for action to promote a pedagogical practice more conscious and appropriate to the contemporaneity.

^len^a

En Chine, depuis 2005, il y a une grande demande pour l'apprentissage du portugais et, dans ce contexte, la formation des professeurs de portugais est un facteur déterminant. Cependant, la formation des enseignants en Chine n'a pas été sans questions et critiques, ce qui est liée à un discours qui appelle à la nécessité de réformer l'éducation et les pratiques pédagogiques respectives. Compte tenu du cas spécifique de la Chine, cette question doit être comprise dans un contexte structurel et conjoncturel de la société chinoise afin d'éviter le risque d'isoler le processus de la société elle-même. Cet article se concentre sur l'étude de la formation des professeurs de portugais en Chine, dans le but de contribuer à l'élaboration de propositions d'action pour promouvoir une pratique pédagogique plus consciente et appropriée au contemporain.

^lfr

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )