34 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

MORAES, Ana Cristina de; OLIVEIRA, Georgia Tath Lima de    RIBEIRO, Luis Távora Furtado. Saberes artísticos permeando a formação de pedagogos e seu eco nas Escolas. []. , 34, 1, pp.151-166.   20--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18841.

^a

No presente artigo, apresentamos uma reflexão acerca da arte como campo de saber legitimado (ou não) para a formação de professores(as) pedagogos(as) e a repercussão dessa formação em suas futuras atividades docentes com artes, nas séries iniciais da Educação Básica, e a relação dessa formação com o que determinam os documentos legais no país (Brasil, 1971; 1996; 1997; 2008; 2010; 2012; 2016; 2018). Para isso, analisamos o contexto da formação inicial em Pedagogia (Brasil, 2006; 2015), pontuando brevemente a evolução do campo da Arte no currículo escolar no Brasil (Barbosa, 1985), com foco na educação estética (Suassuna, 1996; Schiller, 1991). Discutimos também sobre os saberes em artes que são (ou deveriam ser) proclamados e exercidos nos currículos (Lopes & Macedo, 2011; Bourdieu, 1983; 2004; 2006) e o que, de fato, se pratica nos currículos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará - UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI - (Moraes, 2010; 2016) e a articulação desses currículos com as atividades de pesquisa e extensão (Dias, 2009) existentes nessa instituição. Os resultados de nossas análises apontam para a compreensão de que currículo não é mera prescrição, mas, segundo Ferraço (2008), um conjunto de possibilidades que nos exige considerar a diversidade presente no cotidiano escolar como elemento formativo e interventivo.

^lpt^a

In this article, we present a reflection on art as a field of legitimized knowledge (or not) for the training of teachers and the repercussion of this training in their future teaching activities with arts, in the initial series of Basic Education, and the relation of this training with is determined by the legal documents in the country (Brasil, 1971; 1996; 1997; 2008; 2010; 2012; 2016; 2018). For this, we analysed the context of initial training in Pedagogy (Brasil, 2006; 2015), briefly highlighting the evolution of the field of Art in the school curriculum in Brazil (Barbosa, 1985), focusing on aesthetic education (Suassuna, 1996; Schiller, 1991). We also discuss what kind of knowledge in Arts is (or should be) proclaimed and exercised in the curricula (Lopes & Macedo, 2011; Bourdieu, 1983; 2004; 2006) and what is actually practiced in the curricula of the Pedagogy courses of the Universidade Estadual do Ceará - UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca FACEDI (Moraes, 2010; 2016) and the articulation of these curricula with the activities of research and extension (Dias, 2009) existing in this institution. The results of our analysis point to the understanding that curriculum is not a mere prescription, but, according to Ferraço (2008), a set of possibilities that requires us to consider the diversity present in school every day, as a formative and interventional element.

^len^a

En este artículo, presentamos una reflexión acerca del arte como campo de saber legítimo (o no) para la formación de profesores(as) pedagogos(as) y la repercusión de esa formación en sus futuras actividades docentes con artes, en las series iniciales de la Educación Básica, y la relación de esa formación con lo que determinan los documentos oficiales en el país (Brasil, 1971; 1996; 1997; 2008; 2010; 2012; 2016; 2018). Para ello, analizamos el contexto de la formación inicial en Pedagogía (Brasil, 2006; 2015), ubicando brevemente la evolución del campo del Arte en el currículo escolar en Brasil (Barbosa, 1985), con enfoque en la educación estética (Suassuna, 1996; Schiller, 1991). Fue discutido también los saberes en artes que son (o deberían serlos) proclamados y ejercidos en los currículos (Lopes & Macedo, 2011; Bourdieu, 1983; 2004; 2006) y lo que, de hecho, se practica en los currículos de los cursos de Pedagogía de la Universidade Estadual do Ceará - UECE/Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI (Moraes, 2010; 2016) y la articulación de esos currículos con las actividades de investigación y extensión (Dias, 2009) existentes en esa institución. Los resultados de los análisis señalan para la comprensión de que el currículo no es una simple prescripción, sino, según Ferraço (2008), un conjunto de posibilidades que nos exige considerar la diversidad que hay en el cotidiano escolar como elemento formativo e intervencionista.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )