Revista Portuguesa de Educação
ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452
BACKES, Ana Flávia et al. Ambiente percebido na formação inicial: investigação com estudantes universitários de Educação Física. []. , 34, 1, pp.210-225. 20--2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.18632.
O objetivo do estudo foi investigar o ambiente de formação inicial percebido por estudantes universitários de Educação Física. Participaram 273 estudantes universitários (Bacharelado n=150; Licenciatura n=123) de uma universidade pública de Santa Catarina (Brasil). Aplicou-se a versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Educação Física. Realizou-se regressão logística binária para verificar a associação entre as variáveis. Os resultados revelaram que os licenciandos perceberam maior ocorrência de discussões em grupo (OR=2,07), seminários teóricos (OR=1,72), aprendizagem pela prática e desenvolvimento de atitudes reflexivas (OR=1,70) do que os bacharelandos. O ambiente de formação inicial percebido foi similar entre os cursos, mas os licenciandos perceberam mais oportunidades de participação e reflexão.
: Educação Física; Ambiente percebido; Formação inicial; Estudantes.