34 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

BASSO, Fabíola de Cássia Reghelin; SOUZA, Luciana Karine de    DIAS, Ana Cristina Garcia. O docente e sua influência na adaptação do estudante à Universidade: Um estudo qualitativo. []. , 34, 2, pp.200-215.   03--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17731.

O docente universitário participa direta e indiretamente da adaptação do estudante ao ensino superior. O presente estudo investigou como o professor compreende a sua influência sobre o processo de adaptação estudantil à universidade. Foram entrevistados 16 docentes de universidades públicas e privadas brasileiras. Realizou-se uma análise qualitativa sobre as transcrições das entrevistas mediante codificação descritiva e criação de categorias. As categorias foram organizadas em três grupos: relação professor-estudante, posturas e disposições do docente, e estilo e didática docente. Na discussão, são abordadas as questões da amizade entre estudantes e docentes, a empatia docente, e a prática reflexiva na docência. Essas questões são abordadas no contexto da influência do professor sobre a adaptação dos estudantes à universidade.

: Professor; ensino superior; universidade; adaptação..

        · |     · |     · ( pdf )