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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

PEREIRA, Fátima; LOPES, Amélia    DOTTA, Leanete Thomas. Saberes e identidades profissionais em formação de professores com mais de 50 anos em novas tecnologias digitais. []. , 35, 1, pp.449-470.   28--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.22309.

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Em Portugal, mais de metade dos docentes da educação de infância e dos ensinos básico e secundário tem 50 ou mais anos de idade. Decorrente das políticas de retardamento das possibilidades da reforma por inteiro, que se iniciaram em 2005, um número elevado de professores mantém-se em atividade docente, tendo ultrapassado, inclusivamente, a idade e o tempo de serviço que são considerados na maioria dos estudos sobre os ciclos de vida dos professores. Este artigo origina-se no projeto REKINDLE+50, voltado ao estudo das possibilidades de os professores com mais de 50 anos aderirem às novas tecnologias, nas suas práticas pedagógicas, e dos seus efeitos em termos de motivação profissional. Tem por objetivo explorar as ressonâncias da dimensão de formação do projeto em termos de conhecimento profissional e de identidade profissional dos professores participantes. Foram tematicamente analisadas as produções dos 65 professores participantes nas ações de formação promovidas no âmbito do projeto e testemunhos destes sobre a experiência de formação e seus efeitos. Os resultados apontam para a existência de uma identidade profissional valorizada, fundamentada, entre outros fatores, numa complexificação dos saberes experienciais docentes, em resultado da integração de conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo no conhecimento profissional, evidenciando-se o desejo e a necessidade de aprender como o principal mediador cognitivo e identitário dessa transformação. Por outro lado, a formação contínua focada na transformação do trabalho pedagógico com os alunos parece ser confirmada como a mais adequada também para o desenvolvimento profissional dos professores veteranos.

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In Portugal, more than half of teachers in early childhood education and basic and secondary education are 50 years old or older. As a result of policies that delayed the possibilities of retirement as a whole, which were implemented in 2005, a large number of teachers remain in activity, having even exceeded the age and length of service that most studies on teachers’ life cycles consider. This article originates from the REKINDLE+50 project, aimed at studying the possibilities of adherence to new technologies by teachers over 50 years old in their pedagogical practices, and their effects in terms of professional motivation. Its goal is to explore the resonances of the training dimension of the project in terms of professional knowledge and the professional identity of the participating teachers. The productions of the 65 teachers participating in the training actions promoted within the scope of the project and their testimonies on the training experience and its effects were thematically analyzed. The results point to the existence of a valued professional identity based, among other factors, on a complexification of teachers’ experiential knowledge, as a result of the integration of pedagogical technological content knowledge into professional knowledge, evidencing the desire and need to learn as the main cognitive and identity mediator of this transformation. On the other hand, continuous training focused on transforming pedagogical work with students seems to be confirmed as the most suitable for the professional development of veteran teachers as well.

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En Portugal, más de la mitad de los profesores de la educación de infancia, básica y secundaria tienen 50 años de edad o más. Cómo resultado de políticas que retrasaron la posibilidad de jubilación cómo un todo, que fueron implementadas en 2005, un gran número de profesores permanece en la actividad docente, habiendo incluso ultrapasado la edad y el tiempo de servicio que se contemplan en la mayoría de los estudios sobre los ciclos de vida de los profesores. Este artículo proviene del proyecto REKINDLE+50, que pretende estudiar las posibilidades de adherencia por parte de los profesores con más de 50 años de edad a las nuevas tecnologías, en sus prácticas pedagógicas, y sus efectos en lo que se refiere a la motivación profesional. Su objetivo es explorar las resonancias de la dimensión de formación del proyecto relativamente al conocimiento profesional y a la identidad profesional de los profesores participantes. Se analizaron temáticamente las producciones de los 65 profesores que participaron en las acciones de formación promovidas como parte del proyecto y sus testimonios relativamente a la experiencia de formación y sus efectos. Los resultados apuntan a la existencia de una identidad profesional valorada, basada, entre otros factores, en la complejificación del conocimiento experiencial de los docentes, resultado de la integración del conocimiento de contenidos tecnológicos pedagógicos en el conocimiento profesional, evidenciando el deseo y la necesidad de aprender como los principales mediadores cognitivos y identitarios de esta transformación. Por otro lado, la formación continua centrada en la transformación del trabajo pedagógico con los estudiantes también parece confirmarse como la más adecuada para el desarrollo profesional de los profesores veteranos.

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