35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

MARIE, Pierre; REQUIO, Pedro    LARANJEIRO, Dionisia. Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab. []. , 35, 2, pp.24-41.   07--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.19123.

O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.

: Ensino; História de Portugal; Humanidades digitais; Plataformas online.

        · |     · |     · ( pdf )