35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

DA SILVA, Jaqueline; ALENCAR, Allana; DAS NEVES SALLES, William    RESENDE, Rui. O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. []. , 35, 2, pp.148-166.   15--2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18801.

Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.

: Dança; Educação física escolar; Ensino fundamental.

        · |     · |     · ( pdf )