35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

MILAN, Fabrício João et al. Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem. []. , 35, 2, pp.228-245.   23--2020. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18764.

O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.

: Biografia; Estudantes; Educação física e treino; Estágios.

        · |     · |     · ( pdf )