35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

MATA, Lourdes et al. Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais. []. , 35, 2, pp.263-290.   07--2021. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24634.

^a

São hoje evidentes os benefícios da participação das famílias na educação para crianças, famílias e profissionais. No entanto, trabalhos recentes têm mostrado que nem sempre existe uma abordagem intencional e estruturada na formação inicial de futuros profissionais na área do envolvimento parental. Assim, este estudo teve como objetivo caraterizar as perceções das/dos estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sua formação nesta área e sobre a problemática do envolvimento e participação das famílias na educação. Participaram 379 estudantes de 18 instituições de diferentes regiões de Portugal. As questões colocadas focavam aspetos relativos à sua formação, a ações/atividades desenvolvidas conducentes ao envolvimento parental e às dificuldades e benefícios decorrentes da participação das famílias. Os resultados revelaram que as/os estudantes identificavam várias atividades a promover, com destaque para as realizadas em contexto escolar, em detrimento da participação em casa e do processo de comunicação. Os desafios inerentes à participação das famílias direcionavam-se, maioritariamente, para os constrangimentos destas e menos para os profissionais ou para o contexto. Os benefícios identificados foram, essencialmente, para as crianças. A análise das perceções das/dos estudantes face à formação evidenciou que aqueles que avaliaram mais positivamente a formação realizada, não só tiveram tendência para identificar mais ações/atividades e benefícios associados à participação das famílias, como mostraram uma perspetiva mais abrangente sobre as dificuldades com que se poderão deparar. Estes resultados serão discutidos face à literatura existente, tanto relativamente ao envolvimento parental (práticas, barreiras, estratégias, competências), como também à necessidade de formação explícita nesta área.

^lpt^a

Today, the benefits of family participation in education are recognized both for children and also for families and educators. However, recent work has shown that there is not always an intentional and structured approach concerning ​​parental involvement in pre-service teachers training. Thus, this study aimed to characterize the perceptions of students attending the Masters in Pre-School Education and in Pre-School and Primary Education about their training in this topic and their beliefs about families’ involvement in education. Participants were 379 students from 18 institutions from different regions of Portugal. The questions asked focused both their pre-service training but also the activities they think teachers can develop to promote parental involvement, as well as the difficulties and benefits resulting from their participation. The results revealed that pre-service teachers identified several activities to be promoted, especially those carried out in the school context, in detriment of the participation at home and of the communication process. The challenges and difficulties associated to participation were mostly about family constraints and less about professionals or the context constraints. The benefits identified were mainly for children. Those pre-service teachers who evaluated their training more positively not only tended to identify more activities and benefits associated with participation but also showed a more comprehensive perspective about the difficulties that may come across. These results will be discussed in view of the existing literature, both with regard to parental involvement (practices, barriers, strategies, skills) and to the need for explicit training in this area.

^len^a

Hoy en día son evidentes los beneficios de la participación de las familias en la educación, tanto para los niños como para las familias y los profesionales. Sin embargo, trabajos recientes han demostrado que no siempre existe una formación intencional y estructurada en la formación inicial de los futuros profesionales sobre participación parental. Por esta razón, este estudio tuvo como objetivo caracterizar las percepciones de los estudiantes de los Máster en Educación Preescolar y en Educación Preescolar y Primer Ciclo de Educación Básica sobre su formación en esta área y sobre la problemática de la participación de las familias en la educación. Participaron 379 estudiantes de 18 instituciones de diferentes regiones de Portugal. Las preguntas formuladas enfocaban aspectos relativos a su formación, a las actividades desarrolladas que conducen a una mayor participación parental, así como a las dificultades y beneficios de esa participación. Los resultados revelaron que los estudiantes identificaban varias actividades promotoras de la participación parental, destacando aquellas realizadas en contexto escolar, con detrimento de la participación en casa y en el proceso comunicativo. Sobre los desafíos inherentes a la participación parental, refirieron mayoritariamente las limitaciones de las familias y menos las limitaciones de los profesionales o de los contextos. Los beneficios identificados estaban esencialmente dirigidos para los niños. El análisis de las percepciones de los estudiantes sobre la formación reveló que los estudiantes que evaluaron de forma más positiva la formación realizada, no solo tendieron a identificar más actividades y beneficios asociados a la participación, sino que también mostraron una perspectiva más alargada de las dificultades con las que se podrían encontrar. Estos resultados serán discutidos considerando la literatura existente, tanto relativamente a la participación parental (prácticas, barreras, estrategias, competencias), como también a las necesidades de formación explícita en esta área.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )