28 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension

 ISSN 0872-0169

RODRIGUES, Rosária et al. Valor preditivo dos parâmetros de bioimpedância na mortalidade dos doentes em hemodiálise. []. , 28, 4, pp.309-317. ISSN 0872-0169.

Introdução: A desnutrição proteico-energética é uma complicação comum nos doentes em hemodiálise e influencia a sua sobrevivência. A avaliação nutricional deve ser feita regularmente em todos os doentes utilizando vários métodos. A bioimpedância tem sido amplamente utilizada na avaliação nutricional destes doentes. O objetivo deste estudo é avaliar o valor prognóstico dos parâmetros da bioimpedância na mortalidade dos doentes em hemodiálise, durante um período de 7 anos. Métodos: Estudo retrospectivo, observacional, que incluiu, no início do estudo, 301 doentes em hemodiálise. Durante o período de estudo 96 doentes faleceram, 21 não foram seguidos por Nutricionista, 46 foram transplantados, 49 foram transferidos de clínica e 4 de tratamento. Parâmetros avaliados no início do estudo: dados demográficos e clínicos (idade, género, etilologia da doença renal e comorbilidades), dados da diálise (tipo e duração da hemodiálise, tempo, acesso vascular e Kt/V) bioimpedância, avaliação subjetiva global, parâmetros bioquímicos, índice de massa corporal e PNAn. Resultados: De acordo com a análise de Kaplan-Meier, Mantel-Haenszel e regressão de Cox, foram considerados preditores de mortalidade os seguintes parâmetros: idade, tempo de diálise, índice de massa celular<8kg/m2, ângulo de fase<4.9º, relação água extracelular/massa celular e PNAn<1,2g/kg/dia. Na análise multivariada, depois do ajuste da mortalidade para outros parâmetros (idade, tempo de diálise, albumina sérica, PNAn, estado inflamatório, presença de diabetes e co-morbilidades cardiovasculares) apenas o ângulo de fase foi considerado um preditor de mortalidade no período estudado. Conclusão: Neste estudo os parâmetros avaliados por bioimpedância (ângulo de fase, índice de massa celular e relação água extracelular/massa celular) e a PNAn são marcadores nutricionais associados com a mortalidade nesta amostra. Concluímos que a bioimpedância constitui uma técnica promissora de avaliação do estado nutricional dos doentes em hemodiálise, podendo ser utilizada como indicador de prognóstico de mortalidade nesta população.

: Avaliação nutricional; bioimpedância; desnutrição proteico-energética; mortalidade.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License