28 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Nephrology & Hypertension

 ISSN 0872-0169

PIMENTEL, Ana et al. Da lesão à disfunção: um caso invulgar de hipertensão renovascular. []. , 28, 4, pp.341-347. ISSN 0872-0169.

A hipertensão arterial resistente e uma condição clinica que carece de investigação etiológica, cujo objectivo e identificar causas secundarias passiveis de serem corrigidas. Os autores descrevem uma apresentação rara de hipertensão secundaria. O caso consiste num doente que e seguido em consulta externa desde Janeiro de 2012 por insuficiência renal e hipertensão diagnosticadas ha um ano. Foi realizado um estudo etiológico no qual constou um estudo endocrinológico que demonstrou um hiperaldosteronismo secundário e uma ecografia renal que revelou um rim esquerdo de dimensões reduzidas mas com uma ecografia com Doppler sem alterações do fluxo sanguíneo ao nivel das artérias renais. Posteriormente o doente foi internado no serviço de nefrologia por hipertensão maligna com retinopatia hipertensiva com sinais de hemorragia ao nível da retina. O doente apresentou vários episódios de crises convulsivas tendo sido admitido na Unidade de Cuidados Intensivos onde foi entubado e ventilado. Para exclusão de causas de hipertensão renovascular foi realizado uma tomografia axial computorizada que revelou extenso trombo envolvendo a aorta distal e a artéria renal esquerda. O estudo imunológico realizado demonstrou positividade para os anticorpos anti-fosfolipido, anti-cardiolipina.

: Hipertensão renovascular; hipertensão secundaria; síndrome antifosfolipido; síndrome de Asherson; trombose da aorta distal.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License