19 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754

SANTALHA, Marta; FONTE, Miguel; CORREIA, Filipa    FERREIRA, Cristina. Um Caso Raro de Retenção Urinária Aguda. []. , 19, 3, pp.149-151. ISSN 0872-0754.

A retenção urinária é pouco frequente na infância, podendo ser congénita ou secundária a processos traumáticos, inflamatórios, cirúrgicos, neurológicos, mecânicos, medicamentosos ou psicogénicos. Apresenta-se o caso clínico de uma adolescente de treze anos, com quadro de algia hipogástrica, retenção urinária e obstipação. Ao exame objectivo constatou-se uma massa arredondada hipogástrica. A radiografia simples do abdómen evidenciou imagem radiopaca no terço inferior do abdómen e a ecografia abdomino-pélvica mostrou conteúdo impuro sugerindo hematocolpos e hematometra. Realizada himeniotomia cirúrgica com evolução favorável. A inspecção atenta dos genitais externos é fundamental, logo após o nascimento, para o diagnóstico de hímen imperfurado. Quando não detectado e tratado no período neonatal, na sua maioria o diagnóstico é realizado tardiamente em idade pubertária perante o aparecimento de complicações.

: Hematocolpos; hematometra; retenção urinária.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License