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Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754

AZEVEDO, Luís Filipe    PEREIRA, Altamiro da Costa. Avaliação Crítica e Implementação Prática de Estudos Sobre e Validade de Testes Diagnósticos: Parte II. []. , 19, 4, pp.265-277. ISSN 0872-0754.

^lpt^aA Medicina Baseada na Evidência (MBE) é genericamente definida como a aplicação consciente, explícita e criteriosa da melhor evidência científica disponível na tomada de decisões sobre o cuidado individual dos doentes. Nesta série de Pediatria Baseada na Evidência têm vindo a ser abordados os aspectos conceptuais, metodológicos e operacionais relativos à prática da MBE. Neste artigo é apresentada a segunda parte do exemplo prático sobre a avaliação crítica e aplicação prática de estudos sobre a validade de testes diagnósticos iniciado no artigo anterior desta série. Nesta segunda parte é dada continuidade à discussão do cenário clínico previamente apresentado e em que existia a necessidade de encontrar e avaliar a evidência sobre a validade e utilidade da procalcitonina sérica na distinção entre pneumonia de etiologia bacteriana e vírica em crianças. No artigo anterior foram discutidos métodos de pesquisa da evidência e foi sugerida uma metodologia sistemática para a avaliação crítica de estudos sobre a validade de testes diagnósticos, incluindo três fases: (1) avaliação da qualidade metodológica do estudo; (2) avaliação da importância científica e prática dos seus resultados e (3) avaliação da aplicabilidade prática dos mesmos. Depois de no artigo anterior terem sido abordadas as questões relativas à primeira destas fases, no presente artigo são abordados os métodos, conceitos e critérios necessários para a avaliação da importância científica e prática dos resultados (características operacionais dos testes diagnósticos e aplicação da informação diagnóstica no processo de tomada de decisão clínica numa perspectiva bayesiana) e da aplicabilidade prática dos mesmos.^len^aEvidence Based Medicine (EBM) is generically defined as the conscientious, explicit and judicious use of current best evidence in making decisions about the care of individual patients. This section of Evidence Based Paediatrics has been covering the conceptual, methodological and operational issues related to the practice of EBM in the field of Paediatrics. In the present article we will continue the discussion of the practical example regarding the critical appraisal and practical implementation of diagnostic tests accuracy studies initiated in the previous article of this section. In the present article we will continue the discussion of a clinical scenario where we have searched for and critically appraise scientific evidence about the accuracy of serum procalcitonin in the distinction of bacterial from viral pneumonia in children. In the last article methods for searching the current best evidence were discussed and a systematic approach for the critical appraisal of diagnostic tests accuracy studies was suggested, including: (1) assessment of the methodological quality of the study; (2) assessment of the scientific and practical impact of its results and (3) assessment of their practical applicability. After discussing in the past article the first of this points, in the present article we will be covering methods and concepts concerning the assessment of scientific and practical impact of results (operational characteristics of diagnostic tests and integration of diagnostic information in the clinical decision making process in a bayesian perspective) and their practical applicability.

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