22 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754

TAVARES, Mónica    SELORES, Manuela. Escabiose: recomendações práticas para diagnóstico e tratamento. []. , 22, 2, pp.80-86. ISSN 0872-0754.

Introdução: A escabiose ou sarna é uma infeção causada pelo parasita Sarcoptes scabiei var. hominis que ganha importância pela morbilidade associada ao prurido intenso, alta infecciosidade, surtos frequentes e persistência dos sintomas por muitos dias mesmo após irradicação completa. Objetivos: Abordagem da fisiopatologia, diagnóstico diferencial e opções de tratamento em idade pediátrica. Desenvolvimento: Em pediatria as dificuldades prendem-se com o diagnóstico diferencial desta dermatose pruriginosa com outras patologias muito frequentes neste grupo etário. A existência de vários fármacos disponíveis, com eficácia e segurança pouco estudadas em idade pediátrica, fazem com que o tratamento desta infeção se baseie mais na experiência pessoal, disponibilidade local e custo do que na evidência médica. Conclusões: Este artigo pretende resumir a etiopatogenia da infeção por Sarcoptes scabiei var. hominis na criança focando especial atenção aos sintomas e tratamento. O precipitado de enxofre, embora sem estudos randomizados e controlados que provem a sua eficácia e segurança, parece ser um dos fármacos mais recomendado em idade pediátrica.

: Diagnóstico; enxofre; escabiose; tratamento.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License