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Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754

MARCOS, Sara Pimentel; VALERIO, Margarida    VILHENA, Maria Manuel. Criança com múltiplas equimoses…: Serão maus tratos?. []. , 24, 1, pp.37-40. ISSN 0872-0754.

^len^aCase report: Child abuse is a public health problem; bleeding disorders can mimic some of these situations. We alert to this problem reporting a case of suspected child abuse in a toddler with multiple ecchymoses. The history and clinical evaluation, including coagulation tests, achieved the diagnosis of severe type I von Willebrand disease failing to prove social dysfunction. Comments: Physical abuse suspicion in children with bruising symptoms should raise the concern of a potential bleeding disorder. Laboratory tests should be done on the basis of patient and family history, physical examination and prevalence of bleeding conditions. Nonetheless, laboratory testing indicating the presence of a bleeding disorder does not exclude concomitant child abuse and social monitoring and vigilance should be maintained.^lpt^aCaso clínico: Os maus tratos infantis são um problema de saúde pública que pode, em algumas situações, ser mimetizado por patologia da hemóstase. Pretende-se alertar para esta problemática através da descrição do caso clínico de uma criança com quadro de discrasia hemorrágica (equimoses dispersas), em que se levantou a suspeita de abuso físico. Da avaliação realizada, incluindo o estudo da coagulação, conclui-se tratar-se de Doença de von Willebrand tipo I grave, não se tendo provado disfunção social. Comentários: Perante uma suspeita de maus tratos baseada em sinais de discrasia é absolutamente necessário excluir uma alteração da hemostase. A avaliação laboratorial deve ter em conta a história pessoal e familiar de discrasia, as alterações do exame objetivo e a prevalência das patologias. A confirmação diagnóstica de uma patologia da hemóstase não exclui, contudo, um mau trato físico concomitante devendo ser mantida a vigilância da situação social.

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