28 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

FERREIRA, Joana et al. Doença de Van Neck-Odelberg: uma causa rara de claudicação na infância. []. , 28, 4, pp.223-227. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v28.i4.15728.

Introdução: A dor articular é uma queixa comum em idade pediátrica. A sua investigação é fundamental para distinguir situações benignas daquelas que necessitam de intervenção médica urgente. Caso Clínico: Uma criança de nove anos, previamente saudável, foi conduzida ao Serviço de Urgência devido a um quadro de febre e dor no tornozelo e anca esquerdos associado a claudicação. A criança referiu febre, dor abdominal e tosse seca duas semanas antes da hospitalização. O estudo analítico demonstrou elevação da velocidade de sedimentação eritrocitária e da proteína C-reactiva. O estudo serológico foi positivo para infeção aguda por Mycoplasma pneumoniae e o estudo imagiológico possibilitou o diagnóstico de doença de Van Neck-Odelberg (VND). Discussão/Conclusão: A presença de dor articular geralmente representa um desafio diagnóstico, especialmente em crianças que se apresentam com febre e elevação de reagentes de fase aguda. A VND é uma causa rara de claudicação e neste caso correspondeu a um achado imagiológico. Foi estabelecido o diagnóstico final de artrite reativa secundária a infeção por M. pneumoniae.

: anca; dor articular; M. pneumoniae; Van Neck-Odelberg.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License