29 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

RODRIGUES, Ana Rita    QUEIROS, Otília. O rapaz a quem acontecem coisas: caso clínico de uma condição outrora designada “Histeria”. []. , 29, 4, pp.215-219.   31--2020. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v29.i4.18483.

Introdução:

Embora banida das atuais classificações de doenças mentais, a condição anteriormente conhecida como histeria apresenta manifestações clínicas que continuam a intrigar os clínicos. Neste artigo, é feita uma breve revisão sobre o conceito de histeria, bem como mecanismos psicológicos subjacentes e atuais derivados: perturbações conversivas e dissociativas.

Caso Clínico:

É descrito o caso de um adolescente de 17 anos de idade, previamente saudável, com um quadro clínico de início súbito de perda total de força nos membros inferiores. Após avaliação por neuropediatria, foi diagnosticada Perturbação de Conversão. Dois meses depois, o adolescente desenvolveu estados de transe e possessão, com necessidade de internamento. Mais tarde, evidenciou amnésia dissociativa. Apesar do sofrimento psicológico subjacente aos sintomas, la belle indifference foi também um aspeto significativo.

Discussão:

Neste artigo, é apresentada uma reflexão crítica sobre as referidas condições clínicas e dificuldades diagnósticas que podem surgir face à inconsistência e variabilidade das manifestações clínicas que lhes estão associadas.

Conclusão:

Através deste caso clínico, os autores pretendem alertar para o risco de uma demanda recorrente de cuidados que pode culminar em dano iatrogénico e atraso no tratamento adequado.

: adolescente; amnesia dissociativa; criança; histeria; perturbação conversiva; perturbações dissociativas.

        ·     ·     · ( pdf )