31 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

FRAGA, Catarina et al. Adolescência em pandemia: desafios acrescidos?. []. , 31, 3, pp.281-292.   30--2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i3.27730.

Introdução:

A adolescência é um período de significativas mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Pautada por constantes conflitos emocionais e ciclos de desorganização-reorganização da identidade, é uma fase de enorme vulnerabilidade às circunstâncias do meio envolvente, suscetível de condicionar o futuro do indivíduo. A pandemia de COVID-19 e a instituição do isolamento social enquanto medida de saúde pública tiveram grande impacto na vida dos adolescentes: nas rotinas, no sono, no relacionamento com os pares e no desempenho escolar, acrescentando desafios ao já complexo quotidiano.

Objetivos:

O objetivo deste estudo é descrever o impacto da pandemia nas rotinas diárias, sono, uso de ecrãs, vida académica, atividade física, relações interpessoais e comportamentos assumidos pelo adolescente em contexto familiar.

Métodos:

Os autores realizaram uma revisão narrativa da literatura sintetizando os achados relevantes de buscas no Pubmed® e no Google Scholar®.

Desenvolvimento/Conclusão:

As características individuais e as relações familiares são fundamentais na capacidade dos adolescentes de lidarem com as adversidades impostas pela pandemia do COVID-19. A análise do impacto das medidas restritivas permite que as autoridades políticas e de saúde pública as instituam mitigando o isolamento social ou desenvolvendo estratégias adaptativas para a população dessa faixa etária.

: adolescência; covid-19; pandemia.

        ·     ·     · ( pdf )