31 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

PAULA, Emily Pavlovski de et al. Conhecimento de puérperas sobre morte súbita em bebés e medidas preventivas. []. , 31, 4, pp.337-344.   31--2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i4.24212.

Introdução:

A mortalidade infantil é um importante dado de saúde pública, constituindo um indicador da qualidade dos cuidados prestados às mães e filhos nascidos vivos em determinado território. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de puérperas sobre morte súbita em lactentes e suas medidas preventivas, com o objetivo de informar o desenvolvimento de medidas educativas e preventivas a nível hospitalar.

Material e métodos:

Estudo qualitativo e descritivo da frequência de respostas realizado no âmbito de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde em contexto de urgência e emergência de um hospital de ensino público do interior do Paraná, Brasil. A amostra foi constituída por todas as puérperas mediatas que deram entrada na maternidade do referido hospital entre outubro e dezembro de 2019. Foram realizadas entrevistas com uma duração média de dez minutos utilizando um guia semiestruturado baseado nas recomendações de prevenção de morte súbita da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Resultados e discussão:

Um total de 61 mulheres puérperas foram incluídas no estudo, que demonstraram um baixo nível de conhecimento sobre síndrome de morte súbita no lactente e comportamentos de risco, tais como posicionar o bebé de lado, usar almofadas, e partilhar a cama com o bebé. As principais razões apontadas para a partilha da cama com o bebé foram a maior facilidade do cuidado, maior supervisão e conforto físico e emocional.

Conclusão:

É fundamental educar pais e familiares sobre a morte súbita infantil e sobre a adoção de medidas simples e eficazes de prevenção da mesma.

: conhecimento; lactente; mãe; morte súbita; primeiros socorros.

        ·     ·     · ( pdf )