32 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

CRISTINA, Catarina; DUARTE, Mariana; MATOS, Mário    MACHADO, Rita. Coleção de líquido subaponevrótico tardio: Um caso incomum de edema do couro cabeludo. []. , 32, 3, pp.232-236.   30--2023. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v32.i3.25731.

A coleção de líquido subaponevrótica tardia (CLST) é uma causa rara de edema do couro cabeludo em lactentes. A sua etiologia exata permanece desconhecida, mas está frequentemente associada a partos traumáticos ou instrumentados e à monitorização fetal com elétrodos. O diagnóstico é clínico. A CLST pode ser diferenciada de outras causas de edema do couro cabeludo através da história clínica característica e dos achados ao exame objetivo. Contudo, podem ser considerados exames laboratoriais e de imagem no diagnóstico diferencial.

É descrito o caso de um lactente de sete semanas de idade que foi levado ao Serviço de Urgência de Pediatria após manifestação aguda de edema do couro cabeludo de grandes dimensões e flutuante. O parto tinha sido realizado por cesariana após indução do trabalho de parto e falha na progressão. O diagnóstico de CLST foi estabelecido após a realização de exames de imagem.

A CLST é um diagnóstico muito raro, com apenas cerca de 50 casos descritos na literatura. Apesar do início agudo, é uma condição benigna, não necessitando de exames laboratoriais ou de imagem adicionais. O tratamento é conservador e a condição habitualmente resolve-se de forma espontânea.

: coleção de líquido subaponevrótica; edema do couro cabeludo; lactente; subgaleal.

        ·     ·     · ( pdf )