33 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

GONCALVES, Tânia; COUTINHO, Iolanda Alen; PITA, Joana Sofia    PINTO, Paula Leiria. Utilização off-label de omalizumab bem sucedida numa criança com urticária crónica espontânea. []. , 33, 1, pp.51-55.   30--2024. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v33.i1.28163b.

Omalizumab está aprovado como terapêutica de terceira linha em doentes a partir dos 12 anos de idade com urticária crónica espontânea refratária a anti-histamínicos.

É apresentado o caso de um rapaz de oito anos de idade com história de lesões cutâneas maculopapulares migratórias, artralgias e hiperemia conjuntival. Os resultados analíticos não demonstraram alterações relevantes e a biópsia cutânea foi compatível com urticária. Foi iniciado tratamento com betametasona e bilastina em dose quádrupla, com resolução das artralgias e da hiperemia conjuntival, mas sem melhoria das lesões cutâneas. Após 5 meses de doença, foi iniciada ciclosporina devido ao desenvolvimento de efeitos secundários associados à corticoterapia sistémica, sem resposta clínica ao fim de quatro semanas de tratamento. Nesta altura, foi iniciada terapêutica off-label com omalizumab 300 mg a cada quatro semanas, com suspensão da corticoterapia após a primeira administração de omalizumab. Após a terceira administração de omalizumab, a criança atingiu controlo total da doença.

Omalizumab parece ser uma terapêutica efetiva e segura na urticária crónica espontânea refratária a anti-histamínicos na população pediátrica.

: omalizumab; Pediatria; urticária; urticária crónica espontânea.

        ·     ·     · ( pdf )