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Sociologia

 ISSN 0872-3419

SANTOS, Mónica. Inserção profissional dos licenciados em Direito: da formação académica ao acesso às profissões reguladas. []. , 32, pp.99-123. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/0872-3419/soc32a5.

^lpt^aEste artigo procura compreender a inserção profissional dos licenciados em direito enquanto processo moldado, por um lado, pela expansão do ensino superior português e a persistência das desigualdades sociais no acesso e na distribuição pelos seus susbsistemas e faculdades e, por outro, pelos mecanismos de ingresso às profissões reguladas, em particular a advocacia. O estudo debruça-se sobre uma amostra de 565 licenciados que concluíram a formação em direito entre os anos letivos de 2002/2003 e 2006/2007, e cujo título académico foi obtido numa das seis universidades públicas e privadas da região Norte^len^aThe article seeks to understand the transition of Law graduates as a process that id shaped, firstly, by the expansion of Portuguese higher education and the persistence of social inequalities in its entrance and distribution by subsystems and faculties. And secondly, by the entrance mechanisms of regulated professions, in particular, lawyers. The study focuses on a sample of 565 graduates who completed the graduation between the school years 2002/2003 and 2006/2007, and whose academic qualification was obtained in one of the six public and private universities of North Portugal^lfr^aCet article cherche à comprendre l'insertion des diplômés de Droit comme un processus, conditionné, d'une part, par l'expansion de l'enseignement supérieur Portugais et la persistance des inégalités sociales dans l'accès et répartition par leurs sous-systèmes et collèges et, d'autre part, par les mécanismes d'entrée dans les professions réglementées, en particulier, les avocats. L'étude analyse un échantillon de 565 diplômés qui ont complété la formation entre les années scolaires 2002/2003 et 2006/2007, dans l'une des six universités publiques et privée dans le Nord du Portugal.^les^aEn este artículo se busca entender la transición de los graduados de Derecho como un proceso que se moldea, por un lado, por la expansión de la educación superior y la persistencia de las desigualdades sociales en el acceso y la distribución de sus subsistemas y colegios y, por otro, por los mecanismos de entrada a las profesiones reguladas, en particular el caso de los abogados. El estudio se centra en una muestra de 565 licenciados que terminaron la formación entre los años académicos 2002/2003 y 2006/2007, y cuyo título académico se haya obtenido en una de las seis universidades públicas y privadas de la región Norte de Portugal

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