33 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia

 ISSN 0872-3419

COSTA, Jorge Alexandre; MOTA, Graça    CRUZ, Ana Isabel. O Projeto Orquestra Geração: A duplicidade de um evento musical/social. []. , 33, pp.135-154. ISSN 0872-3419.  https://doi.org/10.21747/08723419/soc33a7.

^lpt^aO Projeto Orquestra Geração surge em 2007/08 e estende-se, no ano letivo de 2014/15, por um total de quinze agrupamentos escolares. Inspirado no El Sistema venezuelano, este evento pretende, através de uma prática orquestral continuada e intensa, proporcionar a populações escolares desfavorecidas: inclusão e mobilidade social, contacto com novas realidades culturais e domínio de uma prática instrumental específica. Partindo de uma (re)leitura interpretativa e crítica de diferentes vídeos, provenientes da esfera pública digital, pretendemos compreender o discurso que legitima a existência de uma duplicidade do evento Orquestra Geração - um evento musical onde se manifesta o interesse pelos resultados extramusicais e um evento social onde se sublinha o interesse pelos resultados musicais. Uma duplicidade que se materializa a três níveis: social, pessoal e artístico^len^aThe Project Orquestra Geração was created in 2007/2008 and involves, in 2014/15, fifteen schools. Through an intensive orchestral practice, the event, inspired in Venezuelan El Sistema, aims at providing disfavored school populations with: social inclusion and mobility, contact with new cultural realities and development of instrumental practice. Taking as a starting point an interpretative and critical (re)approach of the different videos emerging in the digital public sphere, it is our purpose to understand the discourse that brings legitimacy to the duplicity of this event - a musical event where it is manifest the interest for the extra musical results and a social event where it is manifest the interest for the possible emerging musical results. A duplicity which takes place at three levels: social, personal and artistic^lfr^aLe Projet «Orquestra Geração» est né en 2007/08, et s'étend, en 2014/15, à un total de quinze regroupements scolaires. À travers d'une pratique orchestrale intense, cet événement, inspiré par le El Sistema vénézuélien, prétend proportionner aux populations scolaires défavorisées: l'inclusion et la mobilité sociale, contact avec de nouvelles réalités culturelles et le domaine de la pratique instrumentale. Partant d'une (re) lecture interprétative et critique des différents vidéos, provenant de la sphère publique digital, on prétend comprendre le discours qui légitime l'existence de la duplicité de l'événement - un événement musical qui manifeste l'intérêt envers les résultats extramusicaux et un événement social qui manifeste l'intérêt envers les résultats musicaux. Une duplicité qui se matérialise à trois niveaux: social, personnel et artistique^les^aEl Proyecto Orquestra Geração fue creado en 2007/08 y, en 2014/15, se imparte en un total de quince agrupamientos de escuelas. Mediante una práctica orquestal intensa, el evento, inspirado por El Sistema venezolano, tiene el objetivo de proporcionar a poblaciones escolares desfavorecidas: inclusión y movilidad social, contacto con nuevas realidades culturales y dominio de la práctica instrumental. Partiendo de una (re)lectura interpretativa y crítica de diferentes videos provenientes de la esfera pública digital, se pretende comprender el discurso que legitima la existencia de una duplicidad del evento - un evento musical en lo que se vislumbran el interés por los resultados extra musicales y un evento social adonde se manifiesta el interés por los resultados musicales. Una duplicidad que se materializa en tres niveles: social, personal y artístico

: .

        · | | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License