28 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

FRAZAO, Pedro    REIS-PINA, Paulo. Os Cuidados Paliativos no Ensino Médico Pré-Graduado: Perspectivas dos Estudantes Finalistas De Medicina e dos Internos de Formação Geral. []. , 28, 1, pp.6-14.   15--2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/o/166/20/1/2021.

^a

Introdução: Em Portugal, o envelhecimento populacional e a elevada prevalência de doenças crónicas justificam o investimento na educação dos profissionais de saúde em cuidados paliativos (CP). Este estudo teve como objectivo principal avaliar o ensino pré-graduado de CP e o seu contributo para a profissão médica, na percepção dos alunos do curso de Medicina e dos internos recém-formados.

Material e Métodos:

Estudo qualitativo, com questionário electrónico e tratamento descritivo dos dados, cujos participantes foram alunos finalistas das Escolas Médicas de Portugal e médicos internos de formação geral.

Resultados:

Dos 221 participantes (61% estudantes), a maioria teve aulas de CP, com duração <8 horas. Os inquiridos consideraram pertinente a disciplina de CP na educação médica, mas esta deveria ter maior carga horária e deveria conceder os conhecimentos necessários para qualquer médico generalista. Deveria existir mais ensino sobre os sintomas dos doentes terminais, os sinais físicos de morte iminente e a comunicação de más notícias. Os inquiridos revelaram um bom conhecimento sobre a filosofia dos CP e sentiam-se familiarizados com os principais conceitos dos CP. Os estudantes não tinham acesso a um ambiente prático, especializado em CP.

Conclusão:

Em Portugal, embora o ensino pré-graduado em CP seja insuficiente, tem tido um efeito positivo, com elevados conhecimentos teóricos, mas com pouca prática em CP. As Escolas Médicas devem investir mais no ensino pré-graduado de CP, através do currículo obrigatório e da prática regular (contacto clínico), capacitando os estudantes para uma relação, empática e compassiva, entre o médico e o doente em CP.

^lpt^a

Introduction:

In Portugal, the ageing of the population, and the high prevalence of chronic diseases justify the investment in the education of health professionals in palliative care (PC). The main objective of this study was to assess the opinions of medical students and interns about pre-graduate education in PC, and its contribution to the medical profession.

Material and Methods:

Qualitative study (online questionnaire) with descriptive treatment of the data. Participants were last-year students at Medical Schools of Portugal and first-year interns.

Results:

Of the 221 participants, 61% were students, the majority attended PC classes which lasted <8 hours. Participants considered the discipline of PC relevant for the medical education, but it should have a higher workload and should give the necessary knowledge to any general practitioner. There should be more education on symptoms of terminally ill patients, physical signs of imminent death, and communication of bad news. Participants revealed a good knowledge of the philosophy of PC and felt familiar with the main concepts of PC. Students did not have access to a practical, specialized environment for PC.

Conclusion:

In Portugal, although the pre-graduate education in PC is insufficient, it has had a positive effect, with high theoretical knowledge, but with little practice in PC. Medical Schools should invest more in pre-graduate education in PC, through the obligatory curriculum and regular clinical practices, empowering students for an empathic and compassionate relationship between the doctor and the patient in PC.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )