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Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

ABECASIS, Francisca et al. Consulta Telefónica em Contexto Pandémico: Avaliação da Satisfação dos Doentes. []. , 28, 3, pp.29-35.   01--2021. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/o/72/21/3/2021.

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Introdução:

A doença por coronavírus 2019 (COVID-19) aumentou a pressão assistencial sobre os hospitais. Para contenção da transmissão foram adotadas medidas alternativas de prestação de cuidados às doenças crónicas nomeadamente através do recurso à Telemedicina. A satisfação dos doentes face aos cuidados recebidos associa-se a um melhor prognóstico. Com este estudo pretende-se avaliar a satisfação com os cuidados prestados na consulta telefónica de Medicina Interna.

Material e Métodos:

Após revisão bibliográfica foi criado um questionário para avaliação da satisfação dos doentes com a consulta telefónica. Foram incluídos todos os doentes que tiveram consulta telefónica de Medicina Interna em Se-tembro de 2020. O questionário foi aplicado ao próprio doen-te ou familiar.

Resultados:

O questionário foi realizado a 81 doentes com idade média de 67,9 anos e predomínio do género masculino (53,1%). O questionário foi respondido pelo próprio doente em 71,6% dos casos. Setenta doentes (86,5%) concordam/concordam totalmente que a consulta telefónica permitiu ter os cuidados de saúde que necessitavam e 88,8% concorda/concorda totalmente que é uma forma aceitável de receber cuidados de saúde. A maioria (74,1%) revelou estar satisfeita com a consulta telefónica.

Discussão e Conclusão:

Apresentamos um novo questionário de satisfação que revelou ter uma boa fiabilidade podendo ser uma importante ferramenta para o futuro. Em geral os doentes atribuíram altos scores totais de satisfação à consulta telefónica, traduzindo-se na sua aceitação como forma alternativa de receber cuidados de saúde. A implementação da Telemedicina durante a atual pandemia permite manter os cuidados de saúde revelando-se uma estratégia promissora.

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Introduction:

Coronavirus disease 2019 (COVID-19) augmented the pressure on health care systems. In order to contain the transmission alternative measures were adopted regarding care delivery to chronic diseases, namely through the use of telemedicine. Patient satisfaction with health care is associated with a better prognosis. In this study we intend to evaluate satisfaction with the provided health care in Internal Medicine telephonic appointments.

Material and Methods:

After performing a literature review we created a questionnaire to evaluate patient satisfaction with telephonic appointments. All patients with Internal Medicine telephonic appointments on September 2020 were included. The questionnaire was applied to the patient or to a family member.

Results:

The questionnaire was performed to 81 patients with an average age of 67.9 years and male predominance (53.1%). The questionnaire was answered by the patient him-self in 71.6% of cases. Seventy patients (86.5%) agree/totally agree that telephonic appointments enabled health care that suited their needs and 88.8% agree/totally agree that it represents an acceptable way of health care delivery. The majority (74.1%) revealed satisfaction with telephonic appointments.

Discussion and Conclusion:

We present a new satisfaction questionnaire that showed a good reliability and can represent an important tool in the future. In general patients attributed high total satisfaction scores to telephonic ap-pointments, revealing its acceptance as an alternative way of receiving health care. The implementation of telemedicine during the current pandemic allows health care delivery to be maintained, representing a promising strategy.

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