29 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

JORGE, Clara et al. Indicações Terapêuticas e Profiláticas de Uso de Inibidores da Bomba de Protões e Prescrição Inadequada. []. , 29, 1, pp.2-6.   01--2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.2022.01.192.

Introdução:

Os inibidores da bomba de protões representam uma das classes medicamentosas mais prescritas, e são muitas vezes mantidos sem reavaliação da necessidade de tratamento. Os objetivos deste estudo foram identificar as indicações terapêuticas e profiláticas de uso, analisar as caraterísticas demográficas dos doentes e a frequência relativa do uso inadequado.

Material e Métodos:

Estudo retrospetivo, observacional do tipo transversal, onde foram consultados os processos clínicos dos doentes internados no Serviço de Medicina Interna de um Hospital distrital universitário no período de Junho a Outubro de 2020, e cuja medicação habitual incluía um inibidor da bomba de protões.

Resultados:

76,4% dos doentes (n = 233) encontravam-se sob inibidores da bomba de protões sem indicação.

Conclusão:

O facto de não estarem sujeitos a receita médica, contribuiu para o consumo excessivo e crescente, sem parecer médico. No entanto, é fundamental avaliar as indicações de tratamento e uso inapropriado, uma vez que vários estudos expuseram potenciais reações adversas associadas à exposição prolongada.

: Inibidores da Bomba de Protões/uso terapêutico; Prescrição Inadequada..

        ·     · |     · ( pdf )