29 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

ROCHA, Filipa et al. Acidente Vascular Cerebral Isquémico como Primeira Evidência Clínica de Coagulação Intravascular Disseminada Associada a Neoplasia. []. , 29, 3, pp.14-18.   15--2022. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.301.

A coagulação intravascular disseminada (CID) é uma síndrome clínica e laboratorial que resulta em ativação excessiva e desregulada da cascata de coagulação. Apesar das manifestações trombóticas frequentes, a isquémia cerebral arterial clinicamente significativa é raramente reportada.

Descrevemos o caso de um homem de 80 anos, admitido por acidente vascular cerebral isquémico (AVCi) multifocal, alteração das provas de coagulação e agravamento da função renal. Após extensa investigação, assumiu-se o diagnóstico de trombose multissistémica no contexto de CID crónica. A biópsia de gânglio mediastínico foi compatível com metástases de adenocarcinoma do pulmão. Foi iniciada enoxaparina em dose terapêutica, mas o doente rapidamente se deteriorou e faleceu.

As microangiopatias trombóticas devem ser consideradas no diagnóstico diferencial do AVCi, especialmente se multifocal e associado a manifestações de isquémia noutros órgãos. A CID crónica pode ser secundária a adenocarcinomas produtores de mucina e tem sido crescentemente reportada na neoplasia do pulmão avançada. O prognóstico é sombrio e a anticoagulação insuficiente, na ausência de terapêutica de base.

: Acidente Vascular Cerebral Isquémico; Adenocarcinoma do Pulmão; Coagulação Intravascular Disseminada; Coagulação Sanguínea; Défice de Fator XII..

        ·     ·     · ( pdf )