29 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

BRAZAO, Maria da Luz; NOBREGA, Sofia; BARRETO, Francisco    ALMADA, Sofia. O Papel da Simulação no Treino de Equipas de Urgência. []. , 29, 4, pp.39-46.   02--2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1229.

^a

A aquisição de habilidades clínicas depende, maioritariamente, do contacto com a prática, que é possível através da simulação em saúde. Esta é uma forma de treinar e aperfeiçoar competências num ambiente controlado, sem comprometer a segurança do utente, aprimorando a vertente não técnica e testando protocolos.

A simulação pode ocorrer em centros criados para o efeito ou in situ, no ambiente de trabalho real, potenciando oportunidades de aprendizagem, de identificação de problemas e de gestão do trabalho de equipa. É, cada vez mais, o gold standard no treino de equipas de saúde.

Os autores descrevem a atividade em simulação do serviço de Medicina Interna da Madeira, com 28 cursos de simulação realizados no Centro de Simulação Clínica da Madeira, refletindo-se em níveis de satisfação global entre os formandos superiores a 90%, com impacto no desenvolvimento pessoal e profissional das equipas de saúde.

^lpt^a

The acquisition of clinical skills mostly depends on contact with practice, which is possible through health simulation. This is a way to train and improve skills in a controlled environment, without compromising user safety, improving the non-technical aspect, and testing protocols.

Simulation can take place in centers created for this purpose or in situ, in the real work environment, providing opportunities for learning, problem identification and teamwork management. It is the gold standard in the training of health teams.

The authors describe the simulation activity of the Internal Medicine service in Madeira, with 28 simulation courses held at the Centro de Simulação Clínica da Madeira, reflecting levels of overall satisfaction among trainees above 90%, with an impact on personal and professional development of the health teams.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )