29 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

BRAZAO, Maria da Luz; NOBREGA, Sofia; BARRETO, Francisco    ALMADA, Sofia. O Papel da Simulação no Treino de Equipas de Urgência. []. , 29, 4, pp.39-46.   02--2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1229.

A aquisição de habilidades clínicas depende, maioritariamente, do contacto com a prática, que é possível através da simulação em saúde. Esta é uma forma de treinar e aperfeiçoar competências num ambiente controlado, sem comprometer a segurança do utente, aprimorando a vertente não técnica e testando protocolos.

A simulação pode ocorrer em centros criados para o efeito ou in situ, no ambiente de trabalho real, potenciando oportunidades de aprendizagem, de identificação de problemas e de gestão do trabalho de equipa. É, cada vez mais, o gold standard no treino de equipas de saúde.

Os autores descrevem a atividade em simulação do serviço de Medicina Interna da Madeira, com 28 cursos de simulação realizados no Centro de Simulação Clínica da Madeira, refletindo-se em níveis de satisfação global entre os formandos superiores a 90%, com impacto no desenvolvimento pessoal e profissional das equipas de saúde.

: Equipa de Cuidados ao Doente; Medicina de Emergência; Treino de Simulação..

        ·     · |     · ( pdf )