30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medicina Interna

 ISSN 0872-671X

LOPES, Paulo André et al. Rastreio da Malnutrição nos Cuidados de Saúde Primários. []. , 30, 2, pp.47-55.   01--2023. ISSN 0872-671X.  https://doi.org/10.24950/rspmi.1055.

Na comunidade, a malnutrição manifesta-se pela perda de massa muscular, estando associada à diminuição da força muscular, ao aumento do risco de fragilidade, ao comprometimento funcional e da cicatrização de feridas crónicas, assim como a maior incidência de infeções. Estima-se que a malnutrição afete um em cada três idosos no seu domicílio e um em cada três utentes em instituições de cuidados de idosos. A malnutrição é reversível desde que o utente tenha acesso a um atempado rastreio nutricional que identifique o seu risco nutricional e instituída uma intervenção nutricional individualizada. A malnutrição associada à doença continua a ser percecionada como um problema secundário nos cuidados de saúde primários, pelo que a implementação do rastreio do risco nutricional, como um parâmetro de rotina, é o primeiro passo na melhoria do acesso aos cuidados nutricionais na comunidade. Neste artigo, é proposta a ferramenta Malnutrition Universal Screening Tool para rastreio nutricional de rotina nos cuidados de saúde primários.

: Avaliação Nutricional; Cuidados de Saúde Primários; Envelhecimento; Estado Nutricional; Idoso; Malnutrição/diagnóstico..

        ·     · |     · ( pdf )