12 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comportamento Organizacional e Gestão

 ISSN 0872-9662

MADUREIRA, César    RODRIGUES, Miguel. A Administração Pública do século XXI: Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa. []. , 12, 2, pp.153-171. ISSN 0872-9662.

^lpt^aEste artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explora-se a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação "inovação/rotina " como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à "ciência da complexidade" como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.^len^aThis paper intends to highlight the importance of Organizational Learning and, consequently, of behavioural change in the context of Public Administration reform in the 21st Century.It starts with a brief outline of the evolution of the most important paradigms in Administrative Science of the second half of the 20th Century. Then, the concept of Organizational Learning willbe presented, in its most traditionalist perspective, and also as a dependent element versus poweringelement of new types of relationship and organizational behaviour. At last, the importance of behavioural change in the context of administrative reform will be discussedand explored. For that purpose, the following concepts will be developed: 1) behavioural change; 2) resistance to change in public administration; 3) "innovation/routine" association as a driving force of public organizations; 4) the use of "complexity science" as a tonic for behavioural change in publicadministration.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )