12 2Los desafíos del diseño organizacional e institucional en un medio ambiente globalizador 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comportamento Organizacional e Gestão

 ISSN 0872-9662

ANTONELLO, Claudia Simone. Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência . []. , 12, 2, pp.199-220. ISSN 0872-9662.

Este artigo tem como propósito abordar, discutir e propor, a partir de cuidadosa revisão da literatura e resultados de estudo exploratório, uma concepção que procura estabelecer conexões entre as diferentes definições sobre a aprendizagem experiencial e seu papel no desenvolvimento de competências no contexto organizacional. O estudo desenvolvido investigou os aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências na percepção de universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelam: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornar-se veículo neste processo; e permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem. Na perspectiva de trazer alguma contribuição o estudo conclui propondo um quadro de referências relativamente integrado para a definição e o papel da aprendizagem na ação no desenvolvimento de competências.

: Aprendizagem na ação; formação profissional; desenvolvimento de competências; aprendizagem situada; aprendizagem informal.

        ·     · |     · ( pdf )