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Comportamento Organizacional e Gestão

 ISSN 0872-9662

SITOE, Reginaldo Manuel. Aprendizagem ao Longo da Vida: Um conceito utópico? . []. , 12, 2, pp.283-290. ISSN 0872-9662.

^lpt^aA visão da evolução das sociedades europeias, apresentada pelo Livro Branco da União Europeia "Aprender e ensinar: rumo à sociedade cognitiva", dá especial primazia às aprendizagens, ao acesso à aquisição de competências e ao conhecimento, enquanto factores determinantes de uma adaptação do conjunto europeu à globalização das economias, às mudanças tecnológicas e sociais. Esta visão resulta de uma determinada orientação política: a Aprendizagem ao Longo da Vida. No entanto, esta ideia está longe de ser nova, o presente artigo pretende analisar a evolução deste conceito nas suas diversas configurações principais, em particular a sua realidade na actual prática educativa e empresarial.^len^aThe White Book of the European Union "Learn and teach: course to a cognitive society", focus mainly the evolution of the European societies and gives a special emphasis to different processes as learning, acquisition of abilities and knowledge, as important factors of adaptation to the globalization of the European economies and to technological and social changes. This vision is a result of a certain political orientation: The Long Life Learning. However this idea is not new, in this work we pretend to analyse the evolution of this concept in different perspectives, especially in the educational and business actual realities.

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