47 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

GOMES, Maria do Carmo. Percursos de literaciaPercursos de literacia. []. , 47, pp.69-97. ISSN 0873-6529.

A investigação que serve de base a este artigo tem como objecto empírico central os alunos dos cursos de educação de adultos do 1.º ciclo do ensino básico do ensino recorrente (CEA). A partir das suas posições estruturais - origens, trajectórias sociais e modos de vida - e das relações que estabelecem com a literacia na vida quotidiana, pretende-se entender a forma como são vividos os percursos formativos no contexto do ensino recorrente e as implicações que têm na aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo para o processamento da informação escrita contida em materiais impressos. Isto, para além de se tentar compreender as dimensões processuais que o fenómeno social da literacia pode revestir para populações não escolarizadas, e os desenvolvimentos teórico-metodológicos que o uso das técnicas qualitativas poderá trazer aos estudos subordinados a esta temática.

: Literacia; competências básicas; educação de adultos.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License