58 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

BELCHIOR, Ana Maria. Democracia nos partidos politícos portugueses: Uma análise do eleitorado, dos programas e dos estatutos dos partidos. []. , 58, pp.131-153. ISSN 0873-6529.

Em que medida a maior adesão dos partidos políticos a princípios e procedimentos democráticos pode ser ideologicamente interpretada? Serão os partidos de direita, comparativamente aos partidos de esquerda, e em especial de nova esquerda, menos adeptos daqueles princípios e procedimentos? O objectivo central do artigo é destrinçar a existência de compromissos ideológicos subjacentes àquela adesão nos partidos políticos portugueses. Conclui-se que, ao arrepio do proclamado pelos teóricos da modernização cultural, apesar de se poder reconhecer à esquerda uma maior adesão àqueles princípios e procedimentos, não só não existe uma diferença significativa por comparação com os partidos à direita, como o partido que manifesta maior adesão pertence à esquerda tradicional (PS), sendo a adesão observada pelo partido de nova esquerda (BE) comparativamente menor.

: partidos políticos; democracia; participação política; nova esquerda.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License