61 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

BURNS, Tom R.    MACHADO, Nora. Tecnologia, complexidade, e risco: análise social sistémica de sistemas sociotécnicos de risco e da probabilidade de acidentes. []. , 61, pp.11-40. ISSN 0873-6529.

Este artigo conceptualiza a multidimensionalidade do "factor humano" em sistemas tecnológicos de risco e em casos de acidentes. A teoria dos sistemas sociais é aplicável à análise de tecnologia perigosa e de sistemas sociotécnicos, às respectivas dinâmicas complexas e dimensões de risco. O "factor humano" é muitas vezes vagamente identificado como factor de risco em sistemas sociotécnicos de risco, particularmente quando ocorrem acidentes. Mas é usualmente visto mais ou menos como a "caixa-negra", subespecificado e subanalizado. Três objectivos fundamentais do artigo são: (1) identificar e teorizar de forma sistemática o carácter multidimensional do "factor humano" em sistemas de risco e em acidentes;  (2) permitir a aplicação sistemática de conhecimento substancial da ciência social à regulação de sistemas perigosos, seus gestores e operadores bem como reguladores, especialmente relacionados com o "factor humano"; (3) servir como ferramenta de orientação para investigadores e reguladores na compilação e organização de dados sobre humanos e outros factores em sistemas de risco e acidentes. Em suma, o artigo propõe uma abordagem sistemática para analisar muitos dos diversos factores humanos de risco associados a tecnologias complexas e a sistemas sociotécnicos, contribuindo, assim, para o conhecimento preventivo - ou  para minimizar a probabilidade - de acidentes ou catástrofes.

: dinâmica actor-sistema; tecnologia; sistema sóciotécnico; complexidade; risco; sistema de risco; acidente; regulação e controle.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License