76 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

DELFINI, Marcelo    DROLAS, Ana. A gestão do trabalho no quadro da negociação coletiva de empresas multinacionais. []. , 76, pp.125-145. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2014762901.

As empresas multinacionais (EMN) são  atores relevantes das relações laborais na medida em que procuram impor práticas de flexibilidade laboral num conjunto de filiais que a compõem. A importância que têm estas firmas na Argentina conduz a que seja central a análise sobre a gestão da força de trabalho que levam a cabo neste país. Assim, o objetivo deste artigo é a construção de uma tipologia analítica que permita estabelecer as diferentes  práticas de gestão que  resultam do estudo dos contratos coletivos do trabalho (CCT) nestas empresas, e em que medida correspondem a formas de gestão flexível, para posteriormente observar a relação entre essas práticas e as características específicas das EMN, tendo em conta: o país de origem, a atividade económica e o tamanho da empresa.

: empresas multinacionais; relações laborais; gestão da força de trabalho.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License