89 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

POLICARPO, Verónica. A vida sexual sob prova: impactos da vida profissional na construção da experiência sexual. []. , 89, pp.133-157. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2019899958.

De que forma a vida sexual dos portugueses é afetada pela vida profissional? Este artigo tenta responder a esta questão a partir de 35 biografias sexuais, recolhidas numa pesquisa mais alargada sobre sexualidade na sociedade portuguesa. Partindo dos conceitos de experiência sexual e prova social, tenta-se compreender como os indivíduos articulam o que lhes acontece nestas duas esferas da vida (profissional e sexual), construindo a sua experiência a partir de três lógicas de ação: integração, estratégia e subjetivação. Os resultados apontam para a diversidade de modalidades de construção da experiência, visível em três plataformas: as relações entre a agenda profissional e a agenda sexual; a gestão da informação, em ambiente profissional, a respeito de experiências fora da heteronorma; e os impactos na vida sexual da mobilidade geográfica decorrente da vida profissional. O sujeito sexual constrói-se assim na tensão entre a adesão a papéis familiares, profissionais e sexuais; na gestão de recursos, oportunidades e estratégias nestes campos da vida; e no maior ou menor distanciamento reflexivo em relação aos mesmos, conquistando para si um espaço emancipatório de identidade.

: experiência sexual; vida profissional; sexualidade; sexualidade em Portugal; provas sociais.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License