95 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

ALVES, Mariana Gaio    MORAIS, César. A inserção profissional de licenciados e mestres: efeitos paradoxais da feminização do ensino superior em tempos de incerteza. []. , 95, pp.103-126.   01--2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219514578.

A sobrerrepresentação feminina entre alunos do ensino superior com melhores resultados escolares e em patamares académicos mais elevados coexiste com diferenças marcantes na inserção profissional de diplomados e diplomadas, geralmente em desfavor destas. Com base na análise de dados quantitativos relativos aos graduados da Universidade Nova de Lisboa entre 2010 e 2015, evidencia-se que os percursos profissionais de homens e mulheres evoluíram de forma distinta no recente cenário de incerteza laboral e económica, sendo as assimetrias particularmente marcadas entre licenciados por comparação com mestres.

: ensino superior; inserção profissional; sexo..

        · | |     · |     · ( pdf )