96 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Sociologia, Problemas e Práticas

 ISSN 0873-6529

SILVA, Mara Fernandes da; MATOS, Alice Delerue    HENRIQUES, Susana. O estudo em falta: uma caraterização da educação pelos pares. []. , 96, pp.59-73.   11--2021. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/spp20219615298.

As intervenções de educação pelos pares cresceram bastante nas últimas décadas, mas são reduzidos os estudos sociológicos sob o tema. Para colmatar esta lacuna, realizámos um levantamento exaustivo e uma caraterização de 67 projetos de educação pelos pares em Portugal. A informação fornecida pelos seus responsáveis foi tratada através de uma técnica de análise de conteúdo. Esta prática tem crescido através de promoção pública e privada e apesar de ter demonstrado alguma eficácia, há aspetos que podem ser melhorados. A caraterização efetuada permitiu-nos construir uma tipologia que sumariza esta prática e que pode ser útil para investigadores e técnicos, num contexto de globalização dos riscos e de aumento da reflexividade e intervenção social.

: educação pelos pares; caraterização; Portugal.

        · | |     ·     · ( pdf )