11 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

CARIA, Telmo H.. Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber. []. , 11, 1, pp.215-250. ISSN 0873-6561.

A construção de objectos teóricos de investigação supõe a explicitação e a racionalização dos trajectos autobiográficos que se inscrevem na cultura profissional da investigação em ciências sociais. Estes trajectos mostram que as relações entre teoria e dados não são lineares, sendo atravessadas por conflitos cognitivos. Há, assim, uma cultura de problemas no quotidiano da prática científica que não deve ser confundida com as regras e conflitos de legitimação da produção científica. O trajecto autobiográfico descrito toma como objecto teórico central os conceitos de saber e de cultura profissional. Para o efeito, desenvolve-se uma problemática teórica que começa e acaba na questão das desigualdades socioescolares e que se detém demoradamente na articulação entre as modalidades do sentido contextual do saber prático e recontextualização profissional do conhecimento.

: sentido contextual do saber; conhecimento-informação; recontextualização profissional do conhecimento; mobilização do conhecimento; desigualdades socioescolares.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License