14 3The domestic work of consumption: materiality, migration and home-making 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

MARQUES, Emília Margarida. Valor e expressão do trabalho, do salário e do consumo entre mulheres operárias. []. , 14, 3, pp.527-547. ISSN 0873-6561.

Perante uma ex-operária que decide aplicar unhas de gel pouco depois de perder o emprego (cujas circunstâncias materiais lhe limitavam o arranjo das mãos), algumas influentes teorias da contemporaneidade encontrariam o exemplo acabado da transição de uma identidade operária, constrangida pelo trabalho, para uma identidade pós-trabalho, construída nas livres escolhas de consumo. Neste texto, porém, esse episódio e os respectivos contextos local e laboral são tomados como ponto de partida para uma exploração mais aprofundada das complexas relações entre trabalho e consumo. É criticada a ideia de separação, ou até oposição, entre ambos os campos de prática, propondo-se, pelo contrário, o reconhecimento e a discussão das suas estreitas ligações - designadamente, a presença do trabalho como contexto relevante para o trabalhador enquanto consumidor e a importância do consumo como lugar de expressão do valor do trabalho.

: trabalho; consumo; salário; indústria; encerramento de fábricas; Portugal.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License