15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

AGUIAR, José Carlos G.. A relação ambígua entre o Estado e os atores ilegais: o mercado da pirataria no México. []. , 15, 1, pp.109-128. ISSN 0873-6561.

Quando surgiram os governos democráticos na América Latina, a perspetiva neoliberal da lei e da ordem constituiu-se como o modelo de segurança dominante na região. Esta abordagem baseia-se na oposição entre o Estado e os agentes da ilegalidade, como se fossem dois conjuntos de atores distintos. Influenciado por este modelo, o presidente mexicano Vicente Fox lançou um programa alargado contra a pirataria, pretendendo erradicar a venda da contrafação. A partir de material etnográfico recolhido no mercado de San Juan de Dios, em Guadalajara, examino as interações entre vendedores de mercadoria pirata e agentes da polícia. Argumento que os programas para a aplicação da lei não afetaram a economia política da corrupção e que ignoram a rede de lealdades ambíguas que envolvem o Estado e os atores ilegais. A antropologia do Estado oferece os princípios para uma crítica sobre as políticas de segurança neoliberais.

: pirataria; ilegalidade; polícia; México.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License