16 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Etnográfica

 ISSN 0873-6561

VIEGAS, Susana de Matos    MAPRIL, José. Mutualidade e conhecimento etnográfico. []. , 16, 3, pp.513-524. ISSN 0873-6561.

Um dos mais difíceis desafios colocados a um antropólogo é o de explicar a uma audiência de colegas de diversas áreas disciplinares como é que no processo de trabalho de campo vamos reorientando a nossa análise, hipóteses e interpretações. Contrariando a ideia de que esta reorientação resulta de uma espécie de transcendência da produção etnográfica, onde os imprevistos seriam simples experiências autorais, neste texto, onde lançamos o debate deste dossiê, salientamos a dimensão processualista e intersubjetiva do conhecimento onde os imprevistos se integram: o facto de a etnografia se produzir no seio de relações sociais. A mutualidade ­aparece aqui como um aparato conceptual que descreve o tipo de interlocução - de “revelação partilhada” - que sustenta o próprio conhecimento etnográfico.

: intersubjetividade; mutualidade; etnografia em antropologia; epistemologia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License